‘Pobres de direita’ viram à esquerda: eleitores da periferia migram de Bolsonaro para Lula
22/12/2021
O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e o ex-presidente LULA, líder em todas as pesquisas de intenção de voto para a eleição presidencial de 2022. Ao fundo, uma favela carioca | Sobreposição de imagens
![]()
PROGRESSISTAS POR UM BRASIL SOBERANO
Cruzamento com dados da pesquisa Ipec indica volta deste eleitorado ao Partido dos Trabalhadores
De acordo com matéria de Bernardo Mello Franco, no jornal O Globo, os eleitores que antes eram apoiadores do presidente Jair Bolsonaro agora estão migrando para a esquerda de LULA.
Compreende-se, desta forma, que os chamados pobres de direita começam uma fase de ‘extinção’, causada por uma maior compreensão política da realidade brasileira ou, mais objetivamente, entraram em um processo de conscientização de classe.
Um cruzamento realizado com os dados da pesquisa Ipec, divulgada há uma semana, mostra que os eleitores de menor remuneração, e aqueles que moram em municípios nas periferias de grandes centros urbanos, são estes eleitores em questão.
Dos que votaram em Bolsonaro em 2018, 45% querem repetir o voto, mas 55% indicam outras opções.
LULA é o principal herdeiro dos eleitores de Bolsonaro, dos quais 22% dizem que votariam nele.
32% entre os mais pobres votam em LULA, considerando os eleitores que já declaram agora intenção de votar em algum candidato, em branco ou nulo.
37% dos moradores da periferia que votaram em Bolsonaro em 2018, e já manifestam alguma intenção de voto hoje, apontam preferência por LULA.
Eleitores mais jovens e com menor escolaridade que votaram em Bolsonaro em 2018 também apresentam de forma mais consistente a intenção de votar em LULA na próxima eleição, de acordo com os dados do Ipec.
Nenhum comentário:
Postar um comentário