domingo, 20 de setembro de 2015

CUBA - O papa pede atenção "às fragilidades dos irmãos"

Papa elogia povo cubano e pede atenção "às fragilidades dos irmãos"

O papa Francisco se encontrará com o presidente de Cuba neste domingo (20) às 16 horas (17 horas de Brasília), em uma visita de cortesia. O papa realizou uma missa na manhã deste domingo para mais de 300 mil pessoas na Praça da Revolução.



Papa Francisco realiza missa em HavanaPapa Francisco realiza missa em Havana
Ao término da liturgia, Francisco saudou os presidentes presentes, Cristina Kirchner, da Argentina e Raúl Castro, de Cuba, além da primeira-dama do Panamá, Lorena Castillo García, e outroas personalidades presentes à missa.

Ao concluir a visita de cortesia ao presidente cubano, o papa percorrerá a Avenida Salvador Allende, a Rua Reina e a Avenida del Puerto, até a catedral de Havana, para tomar parte de um ato litúrgico que reúne sacerdotes e seminaristas cubanos.

Cuba é um dos poucos países da história da América Latina que recebeu a visita de três papas. O primeiro foi João Paulo II, que esteve na ilha de 21 a 25 de janeiro de 1998, depois foi Benedito XVI, de 26 a 28 de março de 2012 e agora o papa Francisco.

Na missa da manhão deste domingo, o papa sublinhou que "longe de todo tipo de elitismo, o horizonte de Jesus não é para uns poucos privilegiados, capazes de chegar ao 'conhecimento desejado' ou a níveis distintos de espiritualidade.

Na missa, também destacou uma das frases de Jesus, de que "quem quer ser o primeiro que seja o último de todos e o servidor de todos. Quem quer ser grande, que sirva aos demais, não que se sirva dos demais, assinalou.

Disse, em relação ao cubano, "que é um povo que tem gosto pela festa, pela amizade, pelas coisas belas".

"É um povo que canta e festeja, que sabe estar com os braços abertos, que tem a vocação da esperança", disse.

"Hoje os convido para que cuidem dessa vocação, que cuidem deste dom, que cuidem e sirvam, de modo especial, da fragilidade dos irmãos", propôs.

Do Portal Vermelho, com informações da Agência Cubana de Notícias

Nenhum comentário: