terça-feira, 29 de dezembro de 2015

ESPANHA - "A Espanha não será a mesma novamente, e estamos felizes".


Febre Anti-Austeridade se espalha por toda Europa

Sustentando o terceiro lugar nas eleições espanholas, o líder do Podemos Pablo Iglesias elogia o nascimento de 'uma nova Espanha'.

143
Deirdre Fulton - Common Dreams
diarioliberdade.org
"A Espanha não será a mesma novamente, e estamos felizes", diz o líder do Podemos, Pablo Iglesias. "Nossa luta contra a corrupção segue adiante".
 
Em um resultado celebrado como a rejeição às políticas de austeridade, não só na Espanha, mas em todo o continente europeu, as eleições gerais espanholas de domingo resultaram em um parlamento fragmentado, com o conservador Partido Popular perdendo terreno significativo pro partido da anti-austeridade, o Podemos.
 
O Partido Popular, liderado pelo primeiro-ministro Mariano Rajoy, obteve o maior número de votos nesse domingo, mas ele só conseguiu 122 cadeiras em um parlamento de 350 lugares, resultado aquém dos 176 necessários para uma maioria parlamentar, o que marcou o pior resultado que o partido já obteve em uma eleição geral.
 
Isto significa que Rajoy terá que formar uma coalizão ou um governo minoritário com o Partido Socialista, que conseguiu 91 assentos, ou com os recém-chegados Podemos e Ciudadanos, que asseguraram 69 e 40 assentos, respectivamente. Qualquer uma dessas alternativas pode implicar políticas progressistas que quebrem com o estrangulamento da austeridade do país, onde o governo do Partido Popular segue com duros cortes no orçamento e aumentos nos impostos.

 
Pablo Iglesias, líder do Podemos - que formou o partido em janeiro de 2014, com um grupo de colegas professores universitários de esquerda, inspirados pelo movimento de protesto popular Los Indignados - saudou o nascimento de "uma nova Espanha".
 
Dirigindo-se a seus partidários em Madrid, na noite de domingo, Iglesias acrescentou: "A Espanha não será a mesma novamente, e estamos felizes(...). Nossa luta contra a corrupção segue adiante".
 
Enquanto isso, o líder do partido Socialista, Pedro Sánchez, disse que os resultados atestam que os eleitores querem uma mudança de direção política, falando a uma multidão, na segunda-feira, que "a Espanha quer uma guinada para a esquerda."
 
E primeiro-ministro grego Alexis Tsipras e seu ex-ministro de Finanças, Yanis Varoufakis, cujo partido (Syriza) é aliado do Podemos, foi ainda mais longe, anunciando o resultado das eleições em redes sociais enquanto prova da crescente oposição às políticas de austeridade que varreram o continente europeu.
 
Como a Reuters apontou na segunda-feira, o "resultado remete a uma situação semelhante no vizinho Portugal, onde os conservadores ganharam uma eleição em outubro, mas um governo socialista, apoiado por partidos de extrema esquerda, foi finalmente empossado."
 
tradução por Allan Brum

Nenhum comentário: