No dia 24 de jullho de 2010 escrevi o seguinte
neste espaço: “O amigo deve estar se perguntando porque os resultados do Vox
Populi e do DataFolha são tão diferentes. O primeiro dá Dilma 41, Serra 33 e
Marina 8. O segundo consegue apurar Serra 37, Dilma 36 e Marina 10.” Faltavam
alguns dias para o início do horário eleitoral e o DataFolha aproximou Serra de
Dilma.
Conversando com amigos bem informados, descobri
que o “erro” do instituto do Frias foi muito útil ao tucano. Ele teve um
excelente argumento para buscar mais recursos para a sua campanha, pois tinha
uma pesquisa pra dizer que o jogo estava empatado e que poderia virar na TV.
Em campanhas de grandes cidades duas coisas
contam muito: recursos e tempo de TV. Neste momento, ainda é proibido arrecadar.
E isso mesmo sendo muito importante ainda não é tanto. Mas este é o momento
decisivo para as alianças partidárias, que vão definir o tempo de cada candidato
nos programas de TV.
A pesquisa que foi divulgada ontem pelo Ibope e
que aponta Serra com 31% e Haddad com 3% ajuda o PSDB e prejudica Haddad
exatamente nisso. E vejam que curioso, um detalhe que parece menor desta
pesquisa Ibope na opinião deste blogueiro ajudou muito a fazer que o resultado
fosse o divulgado.
Na lista de candidatos apresentada aos
entrevistados, os candidatos não são associados aos seus partidos. Será que se o
pesquisador perguntasse Fernando Haddad (PT) o resultado seria o mesmo? Evidente
que não. Será que no dia da eleição o eleitor não saberá que Haddad é do PT?
Com o resultado do Ibope de ontem, o PT vai ter
mais trabalho para convencer aliados. E Serra vai poder dizer que tem tudo pra
ser prefeito de novo. E que o provável segundo turno pode ser com Russomano, que
ficou com 17% neste último Ibope.
Enfim, pesquisas sempre servem pra alguma coisa.
E essa servirá pra isso. Pra facilitar as coisas para Serra nesta fase de
sedução partidária. Essa Serra é um sortudo, convenhamos…
PS: O resultado dessa pesquisa é especialmente
ruim para Chalita. Antes da sua realização o candidato do PMDB teve inserções
partidárias na TV e mesmo assim continuou com 6%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário