A visão geral sobre o OMICRON, a variante africana B.1.1.529: “É preciso agir muito mais rápido”

26/11/2021  Por REDAÇÃO URBS MAGNA
A visão geral sobre o OMICRON, a variante africana B.1.1.529: “É preciso agir muito mais rápido”

 Muitos esperavam que o pior da pandemia tivesse passado e começaram a desfrutar de um retorno à quase normalidade, apesar dos avisos de que ainda é cedo demais para comemorar. Na foto, um homem usa máscara na cidade rural de Parys, ZA, em meio às notícias de que seu país detectou a nova variante B.1.1.529, que a OMS mais tarde nomeou como Omicron | Foto: Kim Ludbrook / EPA


PROGRESSISTAS POR UM BRASIL SOBERANO

Essa variante é um poderoso lembrete de que não distribuir vacinas de maneira equitativa é uma falha não só de ética, mas de autoproteção: quanto mais o vírus circula, maior o risco de novas variantes

Vimos nas notícias recentes que os casos da Covid estão aumentando em toda a Europa e, agora, a nova variante Omicron detectada na África do Sul surge para soar o alarme no mundo inteiro.

O entendimento do quanto isso pode ser ameaçador ainda é limitado, apesar de a OMS (Organização Mundial da Saúde) ter classificado a variante como “preocupante”

Há forte temor que suas múltiplas mutações [32 na proteína spike – a chave usada para desbloquear as células do corpo] possam significar que anticorpos de infecções anteriores ou vacinação podem não combatê-la tão eficientemente. 

Os cientistas também estão observando sua interação com outro aspecto do sistema imunológico: as células T [linfócitos]. Uma onda de casos na província de Gauteng, na África do Sul, está aumentando a ansiedade sobre sua transmissibilidade. A partir daí, ainda não é possível saber se pode doenças mais graves surgirão. 

Brasil

O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, afirmou à CNN nesta sexta-feira (26/11) que há a possibilidade de a variante Omicron já estar circulando no Brasil, embora, não tenha ocorrido a detecção efetiva de nenhum infectado.

“Realmente a possibilidade existe, não temos como dizer que é zero chance de já estar no Brasil, que não é possível. A possibilidade de termos algum caso que não tenha sido identificado existe, é uma possibilidade, mas até o momento não existe.”, afirma Barra Torres.

A Anvisa recomendou nesta sexta-feira medidas de restrição para voos, a decisão vale para viajantes procedentes da África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue.

“Nossas equipes de portos, aeroportos e fronteiras estavam acompanhando a evolução das notícias, na manhã de hoje oficializamos à Casa Civil com nota técnica orientando sobre a restrição – por enquanto temporária – de voos desses países do Sul da África ou  passageiros que fizeram escalas nesses voos. Esperamos que essa medida seja acatada ainda hoje pelos ministérios da Casa Civil, da Justiça, da Saúde e Infraestrutura, que são os ministérios que assinam as portarias de fronteiras”, afirmou Barra Torres.

O presidente da Anvisa explica que a medida de restrição também foi adotada em outros países e a tendência é que seja aplicada por demais nações.

“Países como Itália, Alemanha e Japão adotaram a mesma medida, principalmente nesse momento inicial quando temos mais incertezas do que certezas. O que temos é que no local onde foi descoberta essa variante houve um aumento exponencial de casos”, disse.

Segundo Barra Torres, a medida de restrição de voos provenientes de países africanos visa “mitigar ou atrasar ao máximo” a chegada da nova variante ao Brasil.

“É importante que a população se conscientize que a pandemia ainda não acabou, o apito final deste jogo ainda não foi dado. Nós temos sim uma cultura vacinal muito forte, temos milhões de pessoas aderindo voluntariamente à vacinação. Se a vacinação fosse um candidato e a eleição fosse hoje, a vacina venceria em primeiro turno, o candidato do momento é a vacina. Temos como evitar mantendo uma cultura de vacinação forte”, explicou o diretor da Anvisa.

Reino Unido

A Dra. Susan Hopkins, consultora médica chefe da Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido, descreveu a variante como “a mais preocupante que já vimos”.

O secretário de saúde, Sajid Javid, também do Reino Unido, advertiu que Omicron “pode ser mais transmissível do que a variante Delta e as vacinas atuais podem ser menos eficazes contra ela. Também pode afetar a eficácia de um dos nossos principais tratamentos”.

O mundo

Em editorial após a divulgação da notícia, os redatores do jornal inglês The Guardian postaram sua opinião sobre o assunto e considerou que a necessidade de uma “ação rápida” – mesmo que, em última análise, se revele desnecessária. 

Vimos repetidamente que as ações de precaução têm custos econômicos e sociais relativamente baixos e podem ser facilmente reduzidas, enquanto uma reação retardada custa vidas e aumenta o risco de que restrições severas sejam necessárias“, escreveram os jornalistas da edição sobre o tema.

“Embora o Reino Unido e outros países tenham interrompido voos de vários países da África Austral, a variante já se espalhou para além deles: a Bélgica anunciou um caso na sexta-feira; Israel encontrou pelo menos três. Mas alguns acham que fechar as fronteiras seria uma punição para a África do Sul por sua expertise e transparência em encontrar e divulgar uma variante que pode ter se originado em outro lugar e suspeitar que a ação teria sido mais lenta se a variante tivesse surgido na Europa ou nos EUA”, afirmou o The Guardian.

Mas embora a suspensão das viagens não possa impedir a propagação da variante, alguns acreditam que pode ganhar um tempo precioso para colocar mais doses nas armas, melhorar a conscientização pública e introduzir medidas de controle de doenças mais fortes”, disse. Leia a seguir:

“Esse tempo deve ser usado com sabedoria. O mascaramento obrigatório nunca deveria ter sido um plano B; o governo deve reintroduzi-lo agora, junto com passaportes de vacinas para grandes eventos e apoio financeiro adequado para os doentes ou em isolamento.

Ao mesmo tempo, a África do Sul e as nações vizinhas devem receber todo o apoio de que precisam. Em países mais pobres, as pessoas serão adicionalmente suscetíveis devido à desnutrição, problemas de saúde existentes, condições de superlotação e sistemas de saúde que já não atendem às suas necessidades básicas.

A África do Sul, Botswana e outros pedem há muito tempo a renúncia dos direitos de propriedade intelectual sobre as vacinas, testes e tratamentos da Covid. Embora os EUA tenham apoiado esse apelo, a UE, o Reino Unido e outros ainda resistem – enquanto o Ocidente falha em compartilhar as doses existentes

O problema atual da África do Sul não é de abastecimento, mas sim de implantação de vacinas , com um alto grau de ceticismo em relação à vacina. Mas o atraso no início não ajudou, e outras nações africanas com taxas de vacinação muito mais baixas ainda estão lutando para obter as doses.

Embora a pandemia esteja longe de terminar, ela terminará um dia; e embora os humanos não possam determinar seu curso, nossas ações têm um impacto sobre ele. A dedicação de cientistas, equipes médicas e outros profissionais importantes mitigou seus piores aspectos. O resto de nós também deve fazer a nossa parte”.

Queda da Bolsa

As ações dos EUA caíram, com o Dow Jones e o S&P 500 sofrendo suas maiores perdas percentuais em apenas um dia após meses. Isso porque setores afetados pela pandemia, que mais tarde se beneficiaram de uma reabertura, agora despencaram de vez com a descoberta da Omicron.

As operadoras de cruzeiros Carnival Corp, Royal Caribbean Cruises e Norwegian Cruise Line caíram mais de 10%, cada uma, enquanto as ações da United Airlines, Delta Air Lines e American Airlines também despencaram.

Extraoficialmente, o Dow Jones Industrial Average caiu 905,04 pontos, ou 2,53%, para 34.899,34, enquanto o S&P 500 perdeu 106,74 pontos, ou 2,27%, para 4.594,72 unidades. O Nasdaq perdeu 353,57 pontos, ou 2,23%, para 15.491,66 unidades.

O CBOE Volatility Index, popularmente conhecido como Wall Street Fear Gauge, atingiu seu nível mais alto desde 20 de setembro.