Socialismo real é uma expressão que designa o sistema implantado nos países que tentaram colocar em prática os ideais socialistas.
Ele foi praticado como sistema econômico e político e foi implantado pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) em 1922 e consolidado no governo de Josef Stalin (entre 1924-1953).
Além da URSS, o socialismo real foi implantado em diversos países após a Segunda Guerra Mundial, como Cuba, China, Coreia do Norte e os países do leste europeu aliados à União Soviética.
O sistema vigorou na maioria destes países até o final da década de 80 e início da década de 90, quando aconteceram as revoluções no leste europeu, o fim da URSS e a Queda do Muro de Berlim.
Para entendermos as razões pelas quais a implementação do socialismo real se distanciou das teorias do assim chamado socialismo científico, o Instituto Conhecimento Liberta estreará amanhã, 13/01 (quinta-feira), às 13h, o curso com o tema:
"Ponderações sobre o Socialismo Real 30 anos após o colapso da União Soviética", ministrado pelo professor do ICL Flávio Ricardo Vassoler.
Flávio é escritor, doutor em Letras pela USP com pós-doutorado em Literatura Russa. Investigador convidado no Centro de Estudos Humanísticos da Univ. Minho, em Portugal.
Este curso contará com 10 aulas, onde buscaremos:
- Compreender o panorama histórico que levou à dissolução da URSS.
- Reconhecer as diferenças entre o socialismo real e o socialismo científico.
- Analisar as contraposições dos países capitalistas, principalmente dos Estados Unidos, em relação ao socialismo.
- Identificar as contradições das sociedades que empreenderam revoluções no seu processo de formação histórico.
Lembrando que por já ser membro(a) do ICL, você terá acesso normal a este novo curso, sem a necessidade de inscrição ou valor adicional. Caso não esteja recebendo diariamente por email o link para assistir as aulas e queira receber, fale conosco pelo email contato@institutoliberta.com.br ou responda esta mensagem.
Grande abraço,
Equipe Instituto Conhecimento Liberta
Nenhum comentário:
Postar um comentário