quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

VENEZUELA - A segunda guerra fria e a Venezuela.

Vai ser difícil encontrar na mídia brasileira referência a algum fato positivo envolvendo esse país.





O politólogo Moniz Bandeira, autor do livro "A Segunda Guerra Fria" advertiu hoje que os acontecimentos na Venezuela o produtos da mesma estratégia aplicada nos países da Eurásia, na chamada “primavera árabe” e outra vez na Ucrânia. Segundo Moniz, autor de mais de 20 livros sobre as relações dos Estados Unidos com a América Latina e agora com a Europa e a Ásia, há um esquema de Washington para subverter os regimes, que foi aperfeiçoada, desde o governo de George W. Bush, e começa com  com o treinamento de agentes provocadores.

Tais agentes infiltrados  organizam manifestações pacíficas, com base nas instruções do professor Gene Sharp, no livro From Dictatorship to Democracy, traduzido para 24 idiomas e distribuído pela CIA e pelas fundações e ONGs. O objetivo é levar os governos a reagirem, violentamente, e assim poderem ser acusados de excessos na repressão das manifestações e de violar os direitos humanos etc., o que passa a justificar a rebelião armada, financiada e equipada do exterior e, eventualmente, a intervenção humanitária – explica o politólogo.

Leia também: A mídia internacional faz terrorismo e incita o golpe de Estado, por Helena Iono

A estratégia, ainda segundo Moniz Bandeira, hoje residindo na Alemanha,  consiste em fomentar o Political defiance, i.e., o desafio político, termo usado pelo coronel Robert Helvey, especialista da Joint Military Attaché School (JMAS), operada pela Defence Intelligence Agency (DIA), para descrever como derrubar um governo e conquistar o controle das instituições, mediante o planejamento das operações e a mobilização popular no ataque às fontes de poder nos países hostis aos interesses e valores do Ocidente.

Ela visa a solapar a estabilidade e a força econômica, política e militar de um Estado sem recorrer ao uso da força por meio da insurreição, mas provocando violentas medidas, a serem denunciadas como “overreaction by the authorities and thus discrediting the government”. A propaganda  é “a key element of subversion” e inclui a publicação de informações nocivas às forças de segurança, bem como a divulgação de rumores falsos ou verdadeiros destinados a solapar a credibilidade e a confiança no governo, diz o politólogo brasileiro.

Trata-se do que o coronel David Galula definiu como “cold war revolutionary”, i.e., atividades de insurgência que permanecem, na maior parte do tempo, dentro da legalidade, sem recorrer à violência.

Assim aconteceu na Sérvia, na Ucrânia, Geórgia e em outros países, pela Freedom House e outras ONGs americanas, que instigaram e ajudaram, com o emprego de ativistas, a impulsar as demonstrações na Síria, como expus, documentadamente, em a A Segunda Guerra Fria. Agora está sendo aplicada na Venezuela e, seguramente, tentam aplicar no Brasil com os black blocs.

As conclusões de Moniz Bandeira estão fartamente no livro "A Segunda Guerra Fria", editado recentemente pela Editora Civilização Brasileira, inclusive com edição em e-book nas diversas ofertas do mercado, como a Amazon.com.

Cordialmente, FC Leite Filho

Veja meu blog:
http://cafenapolitica.com.br

Nenhum comentário: