(Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem agenda internacional intensa nesta semana, que culmina com viagem de dois dias a Havana para assinar acordos na área de energia entre a Petrobras e a estatal cubana Cupet.
Os acordos fazem parte de um programa de investimentos, incluindo o início de prospecção de petróleo na costa da ilha. O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, e o diretor da área internacional da estatal, Jorge Zelada, acompanharão Lula na viagem.
O presidente também viajará para El Salvador, onde participa da Cúpula Ibero-Americana. Chefes de Estado e de governo de 22 países foram convidados a participar do evento.
Antes de viajar para fora do país, Lula estará com o primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, em Salvador.
A crise financeira global continua em pauta, e na segunda-feira, em Brasília, haverá uma reunião extraordinária do Conselho do Mercosul, com chanceleres, ministros da Fazenda e presidentes de bancos centrais dos países do bloco.
Em São Paulo, o presidente Lula se reúne com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e com o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, para tratar da crise e problemas pontuais de falta de crédito.
Na Câmara, os deputados devem votar a medida provisória 442, que dispõe sobre operações de redesconto pelo Banco Central.
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado deve receber o ministro da Fazenda e o presidente do Banco Central para debater a crise financeira global.
Veja, a seguir, os principais eventos políticos da próxima semana.
SEGUNDA-FEIRA
-- Reunião extraordinária do Mercosul para tratar dos impactos da crise financeira global na região será realizada em Brasília, com ministros da Fazenda e presidentes dos Bancos Centrais dos países do bloco.
-- Os ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, se reúnem com o presidente Lula na cidade de São Paulo.
-- Executiva nacional do PT se reúne em Brasília. O partido faz balanço do segundo turno das eleições e deve tratar ainda da crise financeira internacional.
-- A cúpula do PMDB se reúne para tratar das eleições para as presidências do Senado e da Câmara.
TERÇA-FEIRA
-- O presidente Lula vai a Salvador (BA) para participar da Cúpula Brasil-Portugal onde se encontrará com o primeiro ministro português, José Sócrates.
-- O ministro da Fazenda, Guido Mantega, deve ir ao Congresso para debater com líderes parlamentares as medidas provisórias anticrise editadas pelo governo.
-- A executiva nacional do PSDB se reúne em Brasília para avaliar a MP dos bancos.
-- O relator da reforma tributária, deputado Sandro Mabel (PR-GO), apresenta o seu parecer final.
QUARTA-FEIRA
-- O presidente Lula participa do 25o Salão Internacional do Automóvel, em São Paulo.
-- Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulga o relatório mensal de desmatamento na Amazônia. O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, deve comentar os números.
QUINTA-FEIRA
-- O presidente Lula participa da Cúpula Ibero-Americana em El Salvador.
-- Na hora do almoço, o presidente Lula parte para Havana (Cuba) onde assina acordo entre a Petrobras e a petrolífera cubana Cupet.
-- Os ministros Guido Mantega e Henrique Meirelles, devem comparecer à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.
-- A executiva nacional do DEM se reúne em Brasília.
SEXTA-FEIRA
-- Lula continua em Havana, onde poderá se encontrar com o líder Fidel Castro, que transferiu o poder ao irmão Raúl, em fevereiro de 2008.
(Reportagem de Ana Paula Paiva)
Nenhum comentário:
Postar um comentário